consultoria

Gestão Financeiradezembro 18, 2019

5 tendências do mercado magistral para ficar de olho em 2020

Estima-se que, no Brasil, o número de farmácias de manipulação é de  aproximadamente 5.500 unidades. O setor tem crescido anualmente e, de tempos em tempos,recebe novas tecnologias e atualiza os serviços para a população. Assim, o mercado magistral aparece como uma nova aposta em uma era em que as alternativas naturais ganham destaque. Por isso, você vai conhecer as principais tendências deste setor para 2020 e quais são as suas facilidades, confira! 

Mercado Magistral: Avanços tecnológicos

Melhor atendimento, gerenciamento de vendas e de tarefas; esses são apenas alguns dos benefícios oferecidos aos funcionários e aos consumidores das farmácias de manipulação. Além disso, um serviço personalizado traz destaque para o seu negócio, por isso, invista em um sistema inteligente e garanta a lucratividade. 

Prescrição Eletrônica

O método analógico de prescrição de receitas está com os seus dias contados. Essa é uma técnica utilizada há muitos anos e que causa  dúvidas sobre a compreensão dos medicamentos foram receitados. 
A prescrição eletrônica veio para facilitar a vida dos farmacêuticos e evitar que erros sejam cometidos. Além disso,  a receita eletrônica traz a padronização de informações, uma vez que digitalizadas, elas podem ser compartilhadas e analisadas mais facilmente. 
Através da consulta do CPF, o farmacêutico pode acessar todas as receitas vinculadas ao paciente; é o encontro entre a modernidade e a segurança.  Vale lembrar que, no Brasil, ainda não há regulamentação explícita sobre a prescrição eletrônica. Porém, a Portaria 344/98 já prevê a possibilidade de receitas de controle especial informatizadas. A entrega do papel ainda é necessária.

Mercado Magistral: Conectividade

Essa é a aposta da vez, estamos em um país onde, segundo o TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), 42,1 milhões de residências possuem acesso à internet.  Nesta era digital, quem não se adaptar vai perder para a concorrência. A participação das empresas nos meios digitais vem fazendo a diferença e a cada dia influenciando ainda mais na lucratividade. Um outro benefício oferecido pela internet é a visibilidade de sua marca. 
Quando o assunto é a venda on-line, os números só crescem. Segundo a Euromonitor, as compras através de apps tendem a crescer em aproximadamente 2000%.

Telemedicina

Através de de vídeos, chats e ligações, essa tem sido a maior aposta  do ramo em um novo modelo de atendimento mais assertivo e dinâmico. As farmácias de manipulação poderão solicitar consultas médicas de forma remota ao seu paciente dentro da farmácia. Outra tendência para esse segmento é o auxílio médico a distância. 

Mercado Magistral: Disposição de produtos

A organização faz toda a diferença, por isso, as farmácias estão buscando uma nova disposição de gôndolas, visando a melhor experiência dos consumidores. Cada produto deve ser separado por sua categoria, necessidade, preço e principalmente tendência. 

 

Agora você já sabe quais são as principais tendências para 2020 no ramo farmacêutico. Acesse nosso site e saiba como sua farmácia de manipulação pode crescer ainda mais! 

 

Leia também: Dicas de gestão para sua empresa farmacêutica

Leia Mais

Gestão Financeira

Perspectivas para 2021 na prática
Leia mais

Gestão Financeira

Tudo sobre Valuation
Leia mais

Gestão Financeira

Tentar controlar o incontrolável é desperdício de energia
Leia mais

Gestão Financeira

Vai abrir o próprio negócio? Saiba por onde começar!
Leia mais

Gestão Financeira

Fiquei sem fluxo de caixa, o que fazer?
Leia mais

Gestão Financeira

5 tendências do mercado magistral para ficar de olho em 2020
Leia mais

Gestão Financeira

Dicas de gestão para sua empresa farmacêutica
Leia mais

Gestão Financeira

Como fazer uma pesquisa de mercado para 2020?
Leia mais

Gestão Financeira

Como evitar gastos desnecessários em sua empresa?
Leia mais

Gestão Financeira

5 tendências do mercado para o final do ano
Leia mais

Gestão Financeira

Como se planejar para 2020?
Leia mais

Gestão Financeira

Qual a importância da precificação correta dos produtos?
Leia mais

Veja todas as publicações