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Gestão Financeiranovembro 7, 2023

O que é pesquisa de mercado e como fazer na sua região?

Conhecer as características da sua região em determinado segmento ajuda a marca a definir estratégias e adequar o seu produto.

Empreender é o desejo de 60% da população brasileira, segundo a última pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada em parceria com o Sebrae. A jornada do negócio próprio, porém, é árdua e, muitas vezes, incerta. Uma das formas de reduzir riscos e dar os primeiros passos para criar um negócio com potencial de sucesso é fazer uma pesquisa de mercado.

“A pesquisa é uma ferramenta que traz conhecimento do mercado em que o fundador irá atuar, contribuindo para a estruturação de empresas. A análise da região em que o negócio atuará é uma etapa importante no entendimento do público-alvo”, diz Fernando Marchesini, presidente do Business, Marketing & Networking Institute (BMNI) e professor e coordenador de Marketing e Vendas da FGV.

Veja a seguir quatro perguntas e respostas sobre as pesquisas de mercado e aprenda a fazer uma:

O que é uma pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é a coleta de dados e informações que ajuda a estruturar o funcionamento e as estratégias de uma empresa. “Ela vai trazer insights para o empresário, que vão ajudar na definição do modelo de negócio e nas táticas de marketing”, aponta Silmara Souza, consultora de marketing e comunicação do Sebrae.

“A pesquisa pode ser feita em vários momentos do negócio. Pode acontecer na hora de abrir, mas também quando o empreendedor quer mudar a estratégia ou expandir”, explica Souza. Para fazer esse diagnóstico, é possível utilizar dados públicos, como os do IBGE ou de prefeituras, e criar um questionário próprio com base no objetivo da pesquisa.

Os dados encontrados em sites de institutos de pesquisa e municípios ajudam na identificação geral de um público — quantas pessoas vivem em uma região e a distribuição por gênero e renda per capita, por exemplo. Apesar de as informações serem úteis, Souza recomenda fazer também uma pesquisa personalizada. Nela, será possível adicionar perguntas específicas sobre o segmento do negócio. Se você vai abrir uma ótica, pode identificar quantas pessoas na região usam óculos, por exemplo. Se for abrir um restaurante, pode buscar entender o interesse do público pelo tipo de culinária que vai oferecer.

A consultora explica que as perguntas variam de acordo com o objetivo do empreendedor. No entanto, há algumas questões comuns que podem ser usadas como inspiração:

  • Qual a sua idade?
  • Você compraria…?
  • Quanto você pagaria?
  • Quão satisfeito você está com [serviço, produto ou segmento]?

Ter essas respostas ajuda a validar e direcionar a sua ideia, além facilitar a precificação e o desenvolvimento de estratégias de marketing.

Uma sugestão de Souza para essa elaboração é tomar cuidado com questionários longos e com perguntas complexas. “As pessoas podem ter preguiça de responder, e o empreendedor acaba não obtendo a quantidade de respostas necessária”, aponta.

Com as perguntas prontas, uma maneira simples de obter as respostas é por meio da divulgação em redes sociais. Outros canais possíveis são e-mail, telefone e pessoalmente.

Por mais que esse processo muitas vezes seja novo para o empreendedor, a consultora diz que o custo de uma pesquisa de mercado especializada é alto e, na maioria vezes, inacessível, por isso recomenda que seja feita pelo próprio fundador.

Qual região analisar?

Parte do resultado dessa pesquisa será influenciada pela região em que o empreendimento ficará. Por isso, é importante delimitar a área de influência do negócio. Marchesini, do BMNI, explica que é importante sempre levar em consideração três abrangências diferentes: a cidade, o bairro e a rua. “Se no bairro tem dez pizzarias, por exemplo, e na rua que eu vou alugar não tem nenhuma, já é uma vantagem”, diz.

Já Souza acredita que a área de influência é delimitada de acordo com o objetivo do negócio. Para ela, o empreendedor precisa entender se o objetivo é atuar local, regional ou nacionalmente. Quando o empreendimento for local e a cidade for menor, ela sugere pesquisar o município como um todo. Em cidades maiores, a dica é mirar um bairro ou uma zona.

“Eu sempre recomendo que as pesquisas sejam locais, até porque existe uma questão de recurso para o pequeno empreendedor. Normalmente, ele não tem tempo e dinheiro e tem poucas informações sobre como realizar uma pesquisa de mercado. Se a amostra for grande será mais difícil realizar esse processo”, comenta.

Quais fatores devem ser analisados?

Para o desenvolvimento das perguntas da pesquisa, o primeiro passo é definir o seu objetivo. “Eu vou abrir uma empresa, mas o que eu quero saber sobre o mercado?”, questiona a analista do Sebrae. Conhecer a concorrência, entender as preferências dos consumidores ou entender a demanda do segmento podem ser algumas das intenções.

Alguns dos fatores da região que podem ser levados em consideração são:

Fatores culturais

Durante a elaboração do questionário, é importante levar em consideração a cultura do local. Uma sugestão de Souza é ter atenção aos termos e vocabulários que serão utilizados.

Concorrentes

Durante a pesquisa é necessário entender quantos e quais são seus concorrentes. Nesse quesito, é possível perguntar do que o público sente falta em determinado segmento.

Esse diagnóstico ajuda o empreendedor a entender como pode se diferenciar. “Se o empresário vai montar uma pizzaria em um bairro que tem 50 estabelecimentos desses, essas outras pizzarias vendem há mais tempo e têm um know how estabelecido, que o novo empreendedor ainda não tem”, exemplifica Marchesini. “Se o estabelecimento vai vender uma pizza quadrada com uma massa especial, ele já começa a se destacar”, complementa.

“Em qualquer mercado que ele for entrar é preciso ter uma característica diferente. Algo que as pessoas daquele mercado não estão oferecendo ainda — seja no produto em si ou no atendimento”, reforça Souza.

Hábitos de consumo e classe social

A renda da região atendida pelo seu negócio e os costumes e preferências da população contribuem para a adequação do produto ou serviço vendido e determinação de preço.

Densidade populacional

A quantidade de moradias próximas de um novo negócio ajudam o empreendedor a compreender qual é o público potencial do seu negócio. “No Rio de Janeiro, um empreendedor abriu uma hamburgueria próxima a um condomínio com mais de dez mil moradores. É uma estratégia interessante, ele atende a demanda dessas famílias, já que não há outro estabelecimento desse tipo na região, e ainda consegue atender por delivery regiões próximas que possuem o mesmo padrão social do bairro”, exemplifica Marchesini.

É possível ter ideias de negócio a partir de uma pesquisa de mercado?

Os especialistas acreditam que o ideal é definir a área de atuação primeiro. Porém, para aquelas pessoas que ainda não identificaram em qual nicho querem empreender, Souza sugere que seja feita uma pesquisa de mercado “informal” para identificar em que setores há brechas para novos negócios.

A pessoa pode conversar com amigos, familiares e vizinhos sobre quais empreendimentos eles sentem falta e ficar de olho no que as pessoas que moram na região comentam. “Ela pode levar em consideração coisas que ouve mesmo. ‘Puxa, aqui no bairro não tem nenhuma oficina mecânica, eu tenho sempre que me deslocar’”, explica a consultora.

Para aqueles que decidirem a área de atuação e, após fazerem o diagnóstico da região, não encontrarem um ambiente propício, a sugestão dos empreendedores é a diferenciação. “Se for uma possibilidade para a pessoa, ela também procurar outro local para empreender”, diz Marchesini.

Bianca Camatta

Fonte: Revista Pegn

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