consultoria

Whatsapp

Gestão Financeiranovembro 27, 2019

5 tendências do mercado para o final do ano

Final de ano é uma época com características muito próprias para o cenário econômico e social do país. Alguns negócios já estão com o pé no freio e concentrados nas férias coletivas no Natal e no Ano Novo. Outros nichos de mercado estão a pleno vapor, apostando alto nas vendas no período de festas.

Fato é que, a época resguarda tendências diferentes para cada setor. Nos próximos itens, nós listamos alguns pontos constantes nesse período do ano. Eles irão te ajudar a entender mais do mercado e se planejar para finalizar bem seu 2019 e começar 2020 com o pé direito!

 

Aumento do número de vendas para uns 

O final de ano é uma época de alto rendimento para muitos negócios, como o mercado varejista, que se planeja completamente para comportar as vendas para o Natal. Além disso, outros setores costumam pegar carona na mesma onda, como o ramo alimentício, principalmente com restaurantes, supermercados e food trucks, por exemplo. Nesse sentido, é fundamental analisar se a sua empresa se enquadra nesse crescimento e se preparar fortemente para tal período.

 

Queda do número de vendas para outros

Ao mesmo tempo, para certos mercados, o final de ano pode registrar uma época difícil de queda considerável dos negócios. É o caso de escolas de inglês, por exemplo, que vêem o interesse ficar apenas para o início do ano e apresentam dificuldades para fechar matrículas nesse período. O caminho encontra-se na preparação! A partir do momento em que a gestão sabe das condições para o período, consegue se planejar financeiramente e concentrar-se em outras ações, como promoções e campanhas de marketing para conscientizar da importância de aprender um novo idioma. 

 

Venda sazonal de produtos 

O mês de dezembro também é a época para vendas de produtos típicos do período, como os famosos panetones! Além disso, outros mercados vão na mesma onda, como as luzes e decorações de Natal, bebidas típicas para o Ano Novo e até peças de roupas brancas. É preciso que o gestor analise cuidadosamente o que o seu nicho de mercado comporta e verificar a possibilidade de aproveitar para faturar com produtos diferenciados. 

 

Promoções e ofertas 

O final de ano também registra promoções comuns para o Natal ou mesmo vendas extras para acabar com os estoques após a data de comemorações. Até mesmo empresas que não trabalham com o mercado varejista podem se utilizar da estratégia, como o mercado magistral, que tem a possibilidade de oferecer preços diferenciados para as compras nos meses de dezembro e comecinho de janeiro. Verifique a viabilidade de cada projeto de descontos e não vá na onda apenas por ir, o que pode parecer forçado e nada compatível com o seu mercado!

 

Términos de contratos

O final do ano pode representar a época de finais de contratos em grandes empresas. Nesse quesito, relaciona-se serviços de limpeza, gestão financeira, advocacia e segurança, por exemplo. Logo, configura-se como uma oportunidade valiosa para empresas desses setores, que têm a possibilidade de entrar em uma nova negociação, principalmente se a companhia não se encontra muito satisfeita com o trabalho realizado até então. Por mais que aconteça do fechamento não se concretizar ainda em dezembro, é preciso iniciar o processo de conversa e construir as bases para um acordo próximo. 

 

De toda maneira, é fundamental conhecer bem o seu negócio e entender as tendências que seguirá nos próximos meses. Assim, você consegue se planejar e aproveitar o máximo o potencial da época ou reduzir os danos.

 

Quer mais dicas como essa? Então continue pelo nosso blog!

 

Como criar um plano de negócios eficaz?

Qual a importância da precificação correta dos produtos?

5 dicas para a gestão financeira da sua empresa

Qual o papel da governança corporativa?

 

DHoffmann Assessoria Financeira

Conheça nossos serviços de assessoria financeira especializada. 

Leia Mais

Gestão Financeira

Precificar em farmácias de manipulação: fonte de dúvidas aos gestores
Leia mais

Gestão Financeira

LIVE: 6 mentiras sobre e-commerce que sempre te falam
Leia mais

Gestão Comercial

Você sabe o que é e como é feito o Valuation?
Leia mais

Consultoria Express

LIVE – Formação de Preço no Cenário Atual
Leia mais

Gestão Financeira

Perspectivas para 2021 na prática
Leia mais

Gestão Financeira

Tudo sobre Valuation
Leia mais

Gestão Financeira

Tentar controlar o incontrolável é desperdício de energia
Leia mais

Gestão Financeira

Vai abrir o próprio negócio? Saiba por onde começar!
Leia mais

Gestão Financeira

Fiquei sem fluxo de caixa, o que fazer?
Leia mais

Gestão Financeira

5 tendências do mercado magistral para ficar de olho em 2020
Leia mais

Gestão Financeira

Dicas de gestão para sua empresa farmacêutica
Leia mais

Gestão Financeira

Como fazer uma pesquisa de mercado para 2020?
Leia mais

Veja todas as publicações