consultoria

Whatsapp

Gestão Financeirajulho 19, 2019

Planejamento: Como saber se uma ideia é viável?

Antes de começar um negócio é necessário muito mais do que uma boa ideia e uma dose de otimismo. Por isso, a DHoffmann Consultoria tem algumas dicas de planejamento para os futuros empreendedores.
Para iniciar o processo de construção de um negócio devemos estar preparados para o investimento, pois é a partir deste momento que é possível estimar o rendimento, números, cálculos e que se nota a real viabilidade de sua ideia.

Comumente ao nos depararmos com nossas próprias idéias, acreditamos que as mesmas são geniais e que nada pode dar errado. Mas como dissemos, por mais que a sua ideia seja válida diversos requisitos devem ser preenchidos. Para nos inserir no empreendedorismo, devemos seguir algumas etapas, e a primeira delas é uma análise exploratória onde pesquisas são realizadas sem grandes investimentos. Neste momento, em alguns casos é necessário estudos mais detalhados e aprofundados como pesquisas de mercado e testes de laboratório. Nos estudos não deixe de se basear nas seguintes perguntas:

  • Qual será o seu mercado/público?
  • Ele precisa do seu produto ou serviço?
  • Por que as pessoas ou empresas comprarão de você?
  • O seu posicionamento de mercado o situará num oceano azul, ou seja, o seu produto ou serviço será valorizado e percebido de maneira diferenciada?
  • Quem são os seus concorrentes no mundo e quais serão suas possíveis reações?

Em seguida, crie um plano de negócios muito bem elaborado e identifique se a sua ideia tem potencial para se tornar algo sustentável. Por fim, vem a prática e como o seu produto/serviço é colocada no mercado.

Demanda

Quando colocamos os produtos e serviços no mercado devemos observar a demanda que existe para a sua ideia. Questione-se sobre: existe público consumidor? Quem é meu consumidor? Qual a faixa etária e a classe social dessas pessoas?

Planejamento: Público-alvo e preferências

Identifique as necessidades do seu público em serviços, produtos e qual é o valor que o mesmo está disposto a pagar o valor que você acredita ser o ideal. Além disso, a adaptação do seu negócio as preferências de seus clientes, deve ser realizada.

Planejamento: Viabilidade financeira

Como dito anteriormente, a análise financeira deve ser realizada e quando você constatar a viabilidade do seu negócio, comece a analisar os números, preços de compra e venda, custos e mão de obra. Ir além de observar o custo do investimento inicial é essencial, verifique o tempo e retorno do investimento.

Plano de negócios

Um bom plano de negócios, deve documentar tudo, essa documentação descreve detalhadamente quais os objetivos de seu empreendimento e quais serão os próximos passos. Com essa implementação é possível diminuir as incertezas sobre suas ideias. E por fim um ponto muito importante é a análise da concorrência.

Análise da concorrência

É através dessa análise que você pode identificar tendências, margem de lucro, diferenciais do seu produto, valores, entre outros. Os empresário, esquecem de identificar a concorrência e se esquecem que produtos parecidos e demandas diferentes podem existir.

Gostou do texto? Veja como a DHoffmann Consultoria pode ajudar a montar uma estratégia de precificação dos seus produtos e serviços, elevando a sua empresa ao sucesso. Acesse o nosso site e contate-nos!

Leia também: Qual a importância de saber precificar seus produtos e serviços?

Leia Mais

Gestão Financeira

Precificar em farmácias de manipulação: fonte de dúvidas aos gestores
Leia mais

Gestão Financeira

LIVE: 6 mentiras sobre e-commerce que sempre te falam
Leia mais

Gestão Comercial

Você sabe o que é e como é feito o Valuation?
Leia mais

Consultoria Express

LIVE – Formação de Preço no Cenário Atual
Leia mais

Gestão Financeira

Perspectivas para 2021 na prática
Leia mais

Gestão Financeira

Tudo sobre Valuation
Leia mais

Gestão Financeira

Tentar controlar o incontrolável é desperdício de energia
Leia mais

Gestão Financeira

Vai abrir o próprio negócio? Saiba por onde começar!
Leia mais

Gestão Financeira

Fiquei sem fluxo de caixa, o que fazer?
Leia mais

Gestão Financeira

5 tendências do mercado magistral para ficar de olho em 2020
Leia mais

Gestão Financeira

Dicas de gestão para sua empresa farmacêutica
Leia mais

Gestão Financeira

Como fazer uma pesquisa de mercado para 2020?
Leia mais

Veja todas as publicações