consultoria

Governançaoutubro 25, 2019

Qual o papel da governança corporativa?

A governança corporativa é o termo utilizado para representar o conjunto de normas, regras, condutas, processos e costumes ­norteadores da organização de uma empresa. O objetivo é propiciar uma condução mais assertiva dos negócios e oferecer uma estrutura corporativa sólida e ordenada.

Para tal, a governança corporativa precisa cumprir alguns papeis, como:

 

Governança Corporativa: Conciliar interesses

A administração de uma empresa se relaciona com uma série de diferentes stakeholders – pessoas envolvidas nos negócios, como fornecedores, clientes e sócios – com interesses distintos. Cada sócio pode ter uma opinião sobre o modo de conduzir o discurso comunicativo da marca, por exemplo. A governança corporativa vem, então, para organizar as ideias em torno de objetivos únicos cumpridos por todos os envolvidos.

Nesse sentido, é muito importante que a governança corporativa defina a hierarquia estabelecida na empresa. “Até que ponto determinado sócio pode interferir no funcionamento dos negócios?” ou “Quem decidirá os rumos em épocas de crises financeiras?” são só algumas das perguntas que devem ser respondidas por esse conjunto de regras da companhia.

 

Governança Corporativa: Garantir a transparência

Para garantir a confiança dos investidores e acionistas, uma empresa precisa apresentar um posicionamento transparente no mercado, tanto em relação aos ganhos quanto às perdas. Nesse sentido, a governança fica responsável por definir os trâmites internos da marca para direcionar a informação certa a cada stakeholder.

 

Governança Corporativa: Zelar pela responsabilidade coletiva

A governança corporativa deve garantir a equidade de direitos dos acionistas e gestores da empresa. Isso se refere à concessão do devido papel a cada um, sem distinção de gênero ou qualquer outro fator nesse sentido. Logo, os sócios assumem as responsabilidades proporcionais à sua participação nos negócios.

Os termos da governança corporativa também definem os limites da ação de cada participante, inclusive no que se refere a questões legais. Assim, qualquer procedimento considerado indevido para a conduta da empresa pode ser passível de exclusão ou responsabilização dos intendentes.

 

Estabelecer o Conselho de Administração

As ações estratégicas mais importantes para o andamento dos negócios podem ser tomadas a partir da convocação e da reunião de um Conselho de Administração, formado pelos acionistas e sócios responsáveis pelas decisões administrativas da empresa. Dessa maneira, garante-se a conciliação de interesses e a prestação de contas por parte da gestão.

 

Benefícios da governança corporativa

Ao oferecer uma gestão mais transparente e organizada, a governança corporativa traz uma série de benefícios, como:

 

Governança Corporativa: Aumento da eficiência

Uma empresa com a administração organizada consegue otimizar o trabalho de outros setores e garantir um aumento da eficiência dos negócios. Isso também pode representar um acréscimo de lucratividade fundamental para fechar as contas de maneira positiva.

Governança Corporativa: Ganho de confiabilidade no mercado

Empresas com condutas e regras bem definidas conseguem mais confiabilidade no mercado de ações. No momento de investir, os stakeholders responsáveis levam em consideração a transparência da gestão, afinal, não querem perder dinheiro nas mãos de presidentes oclusos.

Governança Corporativa: Garantia de compliance

O termo compliance é utilizado para representar a conformidade da gestão com as regras da empresa. Quando esses termos estão bem definidos desde o início, otimiza-se o processo de encontrar erros na administração ou até mesmo identificar condutas corruptas.

 

Quer mais dicas como essa? Então continue acompanhando o nosso blog!

 

Qual a importância do fluxo de caixa?

Quais as vantagens do planejamento e do controle comercial?

Como criar um plano de negócios eficaz?

 

DHoffman Consultoria

Conheça os nossos serviços e veja como a consultoria pode mudar a sua empresa!

Leia Mais

Gestão Financeira

Perspectivas para 2021 na prática
Leia mais

Gestão Financeira

Tudo sobre Valuation
Leia mais

Gestão Financeira

Tentar controlar o incontrolável é desperdício de energia
Leia mais

Gestão Financeira

Vai abrir o próprio negócio? Saiba por onde começar!
Leia mais

Gestão Financeira

Fiquei sem fluxo de caixa, o que fazer?
Leia mais

Gestão Financeira

5 tendências do mercado magistral para ficar de olho em 2020
Leia mais

Gestão Financeira

Dicas de gestão para sua empresa farmacêutica
Leia mais

Gestão Financeira

Como fazer uma pesquisa de mercado para 2020?
Leia mais

Gestão Financeira

Como evitar gastos desnecessários em sua empresa?
Leia mais

Gestão Financeira

5 tendências do mercado para o final do ano
Leia mais

Gestão Financeira

Como se planejar para 2020?
Leia mais

Gestão Financeira

Qual a importância da precificação correta dos produtos?
Leia mais

Veja todas as publicações