consultoria

Whatsapp

Pesquisa de Mercadoabril 10, 2019

O Que É Pesquisa Mercadológica?

O conceito de pesquisa mercadológica é ligeiramente diferente do que estamos acostumados a entender como pesquisa de mercado. Enquanto o senso comum diz que a pesquisa de mercado é uma simples consulta ao público-alvo, o conceito de pesquisa mercadológica é um pouco mais abrangente. Se você busca um estudo de mercado, do produto, das vendas e da propaganda de um negócio, é com a pesquisa mercadológica que você vai sanar suas dúvidas.

Para que serve?

O principal objetivo de qualquer pesquisa mercadológica é criar bases fundamentadas para que os gestores possam tomar decisões de maneira estratégica. Isso é possível pois, com os dados obtidos através da análise mercadológica, o empreendedor tem mais segurança para interpretar o cenário que engloba o seu negócio. Com essas informações, o empreendedor possui um respaldo maior na hora de decidir qual caminho seguir e quais atitudes tomar.

Um erro muito comum dos empreendedores é acreditar que a pesquisa mercadológica irá trazer todas as diretrizes que devem ser seguidas como se fossem tiradas de uma bola de cristal. O oposto também é verdadeiro, muitos deixam de consultar o mercado por acreditar que a pesquisa não trará nenhum elemento novo. Essas duas posturas refletem os erros de uma pesquisa mal elaborada ou de uma visão míope do empreendedor sobre o mercado.

Como a pesquisa mercadológica funciona?

Quando a pesquisa é bem feita, ela mostra ao empreendedor um raio X daquele determinado momento do mercado e as prováveis tendências futuras. O empreendedor precisa levar em conta que nenhum resultado é absoluto, por isso deve tomar as decisões mais adequadas para o seu negócio, sem, contudo, acreditar no caminho apontado pela pesquisa como um destino absoluto.

Quando o empreendedor tem em mente um problema a resolver, ele pode encontrar na pesquisa mercadológica um instrumento muito útil. Ela funciona através de etapas como definição do problema, planejamento, análise e resultado.

Definição do problema de mercado

Ao pensar no briefing para a pesquisa é preciso demonstrar claramente qual é o problema que o empreendedor deseja ver resolvido. Ele deve pensar nas questões-chave que o levam a realizar a pesquisa e quais objetivos deseja conquistar através dela.

Planejando a pesquisa mercadológica

Uma vez definido qual é o problema a ser pesquisado, chega o momento de criar um plano de ação para executar a pesquisa mercadológica. É preciso definir:

  • Quais serão as fontes consultadas;
  • Qual será a metodologia para consultar o mercado;
  • Quais serão os perfis que farão parte da amostra de pessoas que participarão da pesquisa;
  • Qual será o cronograma para essas ações.

 

Coleta e análise de dados

Com a pesquisa planejada, é a vez de ir a campo e coletar os dados necessários. Eles podem ser tanto os dados de uma entrevista com uma amostra do seu público-alvo, como uma análise dos concorrentes e fornecedores. Passado este momento, os dados descobertos serão analisados pela equipe de marketing. Essa equipe fará a interpretação dos dados e dos resultados obtidos.

 

Fonte:

https://www.ignicaodigital.com.br/o-que-e-pesquisa-mercadologica-e-como-posso-implementa-la-no-meu-negocio/

Leia Mais

Gestão Financeira

Precificar em farmácias de manipulação: fonte de dúvidas aos gestores
Leia mais

Gestão Financeira

LIVE: 6 mentiras sobre e-commerce que sempre te falam
Leia mais

Gestão Comercial

Você sabe o que é e como é feito o Valuation?
Leia mais

Consultoria Express

LIVE – Formação de Preço no Cenário Atual
Leia mais

Gestão Financeira

Perspectivas para 2021 na prática
Leia mais

Gestão Financeira

Tudo sobre Valuation
Leia mais

Gestão Financeira

Tentar controlar o incontrolável é desperdício de energia
Leia mais

Gestão Financeira

Vai abrir o próprio negócio? Saiba por onde começar!
Leia mais

Gestão Financeira

Fiquei sem fluxo de caixa, o que fazer?
Leia mais

Gestão Financeira

5 tendências do mercado magistral para ficar de olho em 2020
Leia mais

Gestão Financeira

Dicas de gestão para sua empresa farmacêutica
Leia mais

Gestão Financeira

Como fazer uma pesquisa de mercado para 2020?
Leia mais

Veja todas as publicações