consultoria

Gestão Financeiranovembro 18, 2019

Qual a importância da precificação correta dos produtos?

Colocar preço é uma das principais dificuldades dos lojistas país afora. Como acertar precisamente? Como não ficar caro ou barato demais? Realmente, a precificação correta dos produtos exige uma completa análise da empresa e do mercado. Para te ajudar, nós separamos algumas dicas. Confira!

 

Precificação de produtos: Melhorar a competitividade no mercado

Realizar a precificação sem uma base concisa no mercado pode deixar a empresa muito fora da concorrência. Seja por cobrar um preço maior, seja por cobrar um preço menor; a falta de relação com as outras lojas diminui a competitividade. Sendo assim, é fundamental conhecer a faixa de valores e se adequar à ela. 

 

Precificação de produtos: Entender a margem de lucros

Em primeiro lugar, a precificação correta dos produtos começa pelo mapeamento dos gastos para a produção. Nesse sentido, é fundamental inserir também os custos com salários e manutenção. A partir disso e baseando-se na concorrência, a empresa consegue realizar um cálculo da margem de lucros de maneira mais precisa. 

 

Precificação de produtos: Quantificar os rendimentos

Ao entender a margem de lucro, a empresa pode compreender outros KPIs, como o ROI. A partir disso, é possível quantificar as receitas e saber exatamente o quanto deverá ir para contas e qual o montante que pode se tornar investimento, por exemplo. 

 

Como realizar a precificação correta?

Agora que você sabe qual a importância da precificação correta dos produtos, é preciso entender como realizar um procedimento correto. Nós também separamos algumas dicas para te ajudar. Veja:

 

Conheça os seus produtos

Entender o valor dos produtos e o diferencial deles no mercado é fundamental para realizar a precificação correta. Pense que, dois exemplos da mesma coisa, podem ter preços completamente diferentes, visto que há uma série de outros fundamentos que constituem as cifras de real estampadas na etiqueta, como qualidade de produção.

 

Conheça o seu público-alvo

É preciso também saber exatamente o quanto o seu público-alvo está disposto a pagar pelos produtos. Não adianta focar algo em um target  com um menor poder aquisitivo  com os valores lá em cima. Portanto, adeque a proposta da sua empresa aos seus principais consumidores em potencial. 

 

Analise o mercado

Pesquise, frequente outras lojas e aja como um consumidor dos produtos. Assim você consegue fazer um mapeamento completo das ações da concorrência e entender os preços aplicados por eles. 

 

Contrate um serviço especializado

A DHoffmann Consultoria possui profissionais especializados para ajudar a sua empresa na precificação correta dos produtos. Nós analisamos o mercado e oferecemos uma visão completa do setor. Quer saber mais? Conheça nossos serviços!

 

DHoffmann – Serviços 

Quer mais dicas como essa? Continue pelo nosso blog!

5 dicas para a gestão financeira da sua empresa

Quais as vantagens do planejamento e do controle comercial?

Qual o papel da governança corporativa?

Leia Mais

Gestão Financeira

Perspectivas para 2021 na prática
Leia mais

Gestão Financeira

Tudo sobre Valuation
Leia mais

Gestão Financeira

Tentar controlar o incontrolável é desperdício de energia
Leia mais

Gestão Financeira

Vai abrir o próprio negócio? Saiba por onde começar!
Leia mais

Gestão Financeira

Fiquei sem fluxo de caixa, o que fazer?
Leia mais

Gestão Financeira

5 tendências do mercado magistral para ficar de olho em 2020
Leia mais

Gestão Financeira

Dicas de gestão para sua empresa farmacêutica
Leia mais

Gestão Financeira

Como fazer uma pesquisa de mercado para 2020?
Leia mais

Gestão Financeira

Como evitar gastos desnecessários em sua empresa?
Leia mais

Gestão Financeira

5 tendências do mercado para o final do ano
Leia mais

Gestão Financeira

Como se planejar para 2020?
Leia mais

Gestão Financeira

Qual a importância da precificação correta dos produtos?
Leia mais

Veja todas as publicações