Gestão Financeiranovembro 18, 2019
Qual a importância da precificação correta dos produtos?
Colocar preço é uma das principais dificuldades dos lojistas país afora. Como acertar precisamente? Como não ficar caro ou barato demais? Realmente, a precificação correta dos produtos exige uma completa análise da empresa e do mercado. Para te ajudar, nós separamos algumas dicas. Confira!
Precificação de produtos: Melhorar a competitividade no mercado
Realizar a precificação sem uma base concisa no mercado pode deixar a empresa muito fora da concorrência. Seja por cobrar um preço maior, seja por cobrar um preço menor; a falta de relação com as outras lojas diminui a competitividade. Sendo assim, é fundamental conhecer a faixa de valores e se adequar à ela.
Precificação de produtos: Entender a margem de lucros
Em primeiro lugar, a precificação correta dos produtos começa pelo mapeamento dos gastos para a produção. Nesse sentido, é fundamental inserir também os custos com salários e manutenção. A partir disso e baseando-se na concorrência, a empresa consegue realizar um cálculo da margem de lucros de maneira mais precisa.
Precificação de produtos: Quantificar os rendimentos
Ao entender a margem de lucro, a empresa pode compreender outros KPIs, como o ROI. A partir disso, é possível quantificar as receitas e saber exatamente o quanto deverá ir para contas e qual o montante que pode se tornar investimento, por exemplo.
Como realizar a precificação correta?
Agora que você sabe qual a importância da precificação correta dos produtos, é preciso entender como realizar um procedimento correto. Nós também separamos algumas dicas para te ajudar. Veja:
Conheça os seus produtos
Entender o valor dos produtos e o diferencial deles no mercado é fundamental para realizar a precificação correta. Pense que, dois exemplos da mesma coisa, podem ter preços completamente diferentes, visto que há uma série de outros fundamentos que constituem as cifras de real estampadas na etiqueta, como qualidade de produção.
Conheça o seu público-alvo
É preciso também saber exatamente o quanto o seu público-alvo está disposto a pagar pelos produtos. Não adianta focar algo em um target com um menor poder aquisitivo com os valores lá em cima. Portanto, adeque a proposta da sua empresa aos seus principais consumidores em potencial.
Analise o mercado
Pesquise, frequente outras lojas e aja como um consumidor dos produtos. Assim você consegue fazer um mapeamento completo das ações da concorrência e entender os preços aplicados por eles.
Contrate um serviço especializado
A DHoffmann Consultoria possui profissionais especializados para ajudar a sua empresa na precificação correta dos produtos. Nós analisamos o mercado e oferecemos uma visão completa do setor. Quer saber mais? Conheça nossos serviços!
Quer mais dicas como essa? Continue pelo nosso blog!
5 dicas para a gestão financeira da sua empresa