consultoria

Whatsapp

Gestão Financeiraoutubro 18, 2019

Qual a importância do fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é uma ferramenta de controle financeiro que permite à gestão acompanhar de perto cada movimentação das finanças da empresa e mapeie entradas e saídas de capital, rendimentos e investimentos. 

 

É comum que o acompanhamento seja realizado mensalmente e, analisado mais profundamente em um balanço anual. Porém, ainda é possível adotar medidas para tornar o gerenciamento do fluxo mais constante. Assim, os empresários passam a acompanhar mais de perto as mudanças  e traçar metas para os próximos meses. 

 

Além disso, há uma série de outros benefícios que o fluxo de caixa pode oferecer. Confira alguns deles! 

Exemplos de fluxo de caixa

Há diversa subcategorias de fluxos de caixa utilizados pelas empresas. Separamos os principais que te ajudarão a entender um pouco mais a importância dessas técnicas. Confira: 

Fluxo de caixa operacional

O fluxo de caixa operacional reúne tudo aquilo que é gerado pelas receitas e despesas das empresas durante um período. Ele aponta os resultados obtidos no negócio e as variações no capital de giro.

Fluxo de caixa direto

Esse é um método bastante utilizado pelas organizações. A técnica registra recebimentos e pagamentos operacionais sem descontos. Todas as transações são organizadas de acordo com sua classe. Assim, as informações de fluxo estarão sempre disponíveis.

Fluxo de caixa indireto

A técnica do fluxo indireto se baseia nos prejuízos apontados nos Demonstrativos de Resultado do Exercício (DRE),são ajustados por itens econômicos, como depreciação e amortização. Fluxo de caixa projetado

No fluxo projetado, o empresário poderá planejar as próximas iniciativas da empresa. Pois, o gestor analisa os pagamentos e recebimentos e, a partir daí, é possível construir projetos para o futuro. 

Quais os benefícios do fluxo de caixa?

Se você almeja o sucesso e a prosperidade nos negócios, essa é uma ferramenta indispensável. O fluxo de caixa desempenha um papel importante nas empresas, pois, os resultados das análises dizem muito sobre a gestão. Além disso, oferece outros benefícios, como:

Controle Financeiro

Essa é a primeira vantagem oferecida pelo fluxo de caixa. Ao manter a organização e a disciplina através de metas, é possível ter uma visão clara do que está acontecendo em relação a movimentações financeiras. 

Planejamento Financeiro

Com a análise em mãos, os planos de sua empresa passam a ser mais claros e, dessa forma, é possível realizar projeções para o futuro financeiro do negócio. Através das análises projetadas, é possível identificar que meses necessitarão de uma atenção maior e prever impactos causados por crises econômicas e sazonalidades. 

Auxílio na tomada de decisões e ganho de eficiência

Quando você sabe de onde vem o dinheiro da sua empresa e como ele está sendo gasto, fica mais fácil tomar decisões estratégicas. As informações contidas no fluxo podem ser utilizadas para verificar que fontes de receita estão em destaque naquele mês. Além disso, é possível desenvolver a economia, uma vez que gastos desnecessários são identificados. 

Gostou do texto? Então conheça os serviços da DHoffmann Consultoria e invista no crescimento dos negócios. 

A DHoffmann entrega o resultado que a sua empresa precisa!

Leia também: Como criar um plano de negócios eficaz?

Leia Mais

Gestão Financeira

Precificar em farmácias de manipulação: fonte de dúvidas aos gestores
Leia mais

Gestão Financeira

LIVE: 6 mentiras sobre e-commerce que sempre te falam
Leia mais

Gestão Comercial

Você sabe o que é e como é feito o Valuation?
Leia mais

Consultoria Express

LIVE – Formação de Preço no Cenário Atual
Leia mais

Gestão Financeira

Perspectivas para 2021 na prática
Leia mais

Gestão Financeira

Tudo sobre Valuation
Leia mais

Gestão Financeira

Tentar controlar o incontrolável é desperdício de energia
Leia mais

Gestão Financeira

Vai abrir o próprio negócio? Saiba por onde começar!
Leia mais

Gestão Financeira

Fiquei sem fluxo de caixa, o que fazer?
Leia mais

Gestão Financeira

5 tendências do mercado magistral para ficar de olho em 2020
Leia mais

Gestão Financeira

Dicas de gestão para sua empresa farmacêutica
Leia mais

Gestão Financeira

Como fazer uma pesquisa de mercado para 2020?
Leia mais

Veja todas as publicações