Gestão Financeiranovembro 25, 2019
Como se planejar para 2020?
Final de ano é uma época crucial para as empresas. Tempo de analisar os doze meses passados e projetar o próximo período. Trabalho esse que deve ser realizado de forma atenciosa e eficiente. Pensando nisso, nós separamos algumas dicas para te ajudar a planejar o 2020 dos negócios. Confira!
Planejar: Organizar as finanças
Qual a situação financeira da sua empresa? 2019 mostrou-se um ano de aumento dos lucros ou os negócios sofreram com a crise econômica? Essas são algumas questões que devem ser respondidas pela gestão com segurança e certeza. A partir dessas análises, é possível ter uma consciência exata da situação para o próximo ano e se planejar em cima do orçamento real e possível, e não apenas de uma projeção desacertada.
Olhar para 2019
Observar o passado é um passo fundamental para planejar o futuro, afinal, é importante aprender com os erros e valorizar os acertos. A partir disso, você consegue mapear o que funcionou em outras épocas e projetar ações futuras com base nesses aprendizados. Porém, pode não ser viável apenas repetir o planejamento da mesma maneira, visto que o cenário do mercado pode se alterar.
Planejar: Observar as tendências
Cada ano reserva suas próprias projeções para o mercado. Portanto, pesquise atentamente sobre as previsões para o seu setor, lendo opiniões de especialistas e acessando análises econômicas, sociais e políticas. A partir disso, você consegue colocar a sua empresa rumo às principais tendências para o período.
Criar um planejamento
O planejamento não pode ser apenas uma série de ideias soltas sobre o que você e outros colaboradores da empresa pretendem fazer, mas deve ser colocado em prática no formato de um documento formal e oficializado pelos responsáveis. Dessa maneira, é possível contar com tudo oficializado e analisar os resultados futuramente.
Envolver diferentes áreas
A complexidade do planejamento vai depender muito do tamanho e das necessidades da empresa, afinal, uma multinacional precisa de um plano muito mais arrojado do que um negócio local. Porém, independentemente da estrutura, é fundamental envolver diferentes áreas na concepção do plano para 2020, como marketing, vendas e financeiro. Dessa maneira, a gestão desenvolve uma análise completa dos cenários e se prepara de forma bem mais abrangente.
Realizar o planejamento tributário
O planejamento tributário compreende uma análise das responsabilidades fiscais da empresa, estudando a alteração para sistemas de Lucro Presumido ou Simples Nacional, por exemplo. O objetivo principal é encontrar meios de realizar elisões fiscais eficientes e controlar os gastos com impostos no próximo ano.
Planejar: Acompanhar os resultados
O planejamento também deve comportar os meios de análises dos resultados, afinal, é isso que determinará o sucesso ou a ineficiência das ações. Portanto, é necessário desenvolver uma metodologia de acompanhamento de resultados, tanto para ver o que funcionou quanto para realizar possíveis correções.
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