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Gestão Financeiradezembro 9, 2019

Como fazer uma pesquisa de mercado para 2020?

A pesquisa de mercado tem como objetivo orientar o empreendedor a adquirir mais conhecimento do mercado, entendendo as estratégias e as ferramentas a serem implementadas para criação, inovação e expansão dos negócios.
Entender as principais mudanças que podem impactar nos resultados da empresa gera uma série de benefícios para o setor e deixa a empresa mais robusta e colocada um passo à frente dos concorrentes.
Ao conhecer o perfil do seu cliente, é possível compreender aspectos fundamentais tanto na área quantitativa quanto qualitativa. Estilo de vida, hábitos de consumo, renda, escolaridade e comportamento são apenas alguns dos pontos analisados a partir desses estudos.

Os empresários podem acreditar que, para fazer uma pesquisa mercadológica, é necessário a ajuda de vários profissionais, além de precisar desembolsar quantias absurdas de dinheiro. Porém, não é necessariamente isso que acontece. Sim, será preciso a ajuda de um especialista, porém, ainda é possível criar uma boa pesquisa de mercado para 2020 sem gastar o tanto que se imagina. Para isso, você pode seguir algumas etapas. Confira!

Etapas da pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado pode ser dividida em algumas etapas. Não existe uma fórmula fechada a se seguir, mas sim um conjunto de técnicas capazes de auxiliar os empresários na análise e na tomada de decisões. Veja quais são esses processos e suas funcionalidades:

Pesquisa de Mercado: Público-alvo

Antes de iniciar qualquer pesquisa mercadológica, é necessário definir o público-alvo da sua marca. Por meio da criação de persona, identifique as características do seu consumidor e que produtos e serviços ele adquire com frequência. Procure entender as expectativas do cliente e outros fatores e características dele, como idade, hobbies, estilo de vida, renda mensal e escolaridade; quanto mais informações você conseguir coletar nesse primeiro momento, melhor estará preparado!

Objetivos

Definir os produtos e serviços analisados costuma ser uma boa forma para otimizar tempo recursos, além de gerar resultados mais sólidos. Com essas medidas é possível entender que áreas precisam de uma atenção maior e, principalmente, quais são os seus destaques diante da concorrência.

Pesquisa de Mercado: Crie um roteiro

Formulários ou questionários; não importa a sua escolha, invista em perguntas simples, diretas e imparciais. Não é possível identificar o sucesso da sua marca quando se produz condições que interferem em respostas sinceras. Lembre-se de mais vale resultados corretos do que uma pesquisa satisfatória apenas para a sua empresa.

Identifique a amostragem

Faça um levantamento de quantas pessoas serão entrevistadas, para que as coletas sejam assertivas e atendam às necessidades da sua empresa,.Defina a faixa etária, o gênero e até algumas características de comportamento importantes. O objetivo é encaixar a amostragem com o público-alvo. Além disso, pode ser viável também expandir as opções de entrevistados e buscar por novas ideias de mercado.

Pesquisa de Mercado: Aplicação e análise

O levantamento e a análise da compilação dos resultados dos dados será a base para todo entendimento e para a criação de um bom planejamento de vendas. Além disso, o registro de informações é fundamental para comparar seus avanços ou retrocessos a cada ano, entendendo os pontos positivos e negativos.

Quais os benefícios da pesquisa de mercado?

As técnicas implementadas na pesquisa de mercado ajudam a empresa conhecer seus clientes e as estratégias utilizadas pela concorrência são identificadas. Além disso, contribui para a compreensão da própria marca e para a criação de uma cultura organizacional mais duradoura.
Dessa maneira, os resultados positivos vêm a longo prazo. Então tenha paciência e não se esqueça de comparar os resultados. Caso identifique que a ajuda de um profissional será necessária, procure por uma consultoria comercial, serviço que consegue atender a todas as necessidades do seu negócio.

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