Gestão Financeirasetembro 30, 2019
5 tipos de negócios que sua empresa pode oferecer
O brasileiro tornou-se empreendedor, nunca tivemos um número tão grande de novas empresas quanto como temos visto nos últimos tempos. E um dos grandes estímulos da população foi o desemprego e a falta de renda. Mesmo essa sendo uma opção, antes de iniciar qualquer empreendimento, é necessário entender em que ramo e setor a sua empresa se encaixa, quais os tipos de negócios existentes e quais são os seus objetivos para o futuro. O povo brasileiro é dominado por sonhos e grande parte da população acredita que ser o dono do próprio negócio é porta de entrada de inúmeras conquistas. Segundo pesquisas, os maiores desejos (sonhos) desses novos empreendedores são:
- 49% dos brasileiros querem realizar viagens dentro do país;
- 47% dos brasileiros sonham com a casa própria;
- 38% com a compra de um carro;
- 34% sonham em ser empreendedor;
Notaram? A porcentagem de pessoas que sonham com o empreendedorismo é alta. Então, estima-se que no Brasil 81% dos empreendedores possuem microempresas. Em seguida 16% das empresas são de pequeno porte e apenas 3% são de médio ou grande porte. Além disso, mais da metade de todos os empreendimentos do país estão concentrados na região sudeste.
Nesse sentido, ao escolher abrir a sua empresa, o empreendedor pode pensar em uma série de opções de serviços para atuar no mercado. Veja 5 exemplos:
Tipos de Negócios: Vendas de produtos
Seja uma mercearia de bairro ou uma grande distribuidora no centro da cidade; esse tipo de empresa se concentra no serviço da venda. A cartela de produtos, a precificação e até o estilo estético da decoração do espaço são guiados totalmente pelo tipo de mercado escolhido e pelo público-alvo dos negócios.
Tipos de Negócios: Assistência técnica
Há uma série de empresas que oferecem o serviço de assistência técnica, tanto para o conserto de celulares, eletrodomésticos e computadores; quanto para a instalação de aparelhos de ar-condicionado, por exemplo. Nesse sentido, para além de contar com os profissionais responsáveis, a gestão precisa ir atrás de conseguir a autorização das marcas, buscando se tornarem representantes oficiais em suas regiões.
Tipos de Negócios: Comunicação e assessoria
Agências de publicidade, produtoras de vídeo e assessorias de imprensa são empresas especializadas no cuidado com a comunicação ou com a divulgação de outras marcas e negócios. Para montar uma empresa desse estilo, é preciso contar com a expertise da área e buscar grandes profissionais no mercado.
Tipos de Negócios: Manutenção
Há empresas que trabalham exclusivamente com a prestação de serviços de manutenção para outras empresas. Isso envolve todo o cuidado com o espaço, como preservação da limpeza e da organização, revisão do maquinário e consertos de problemas técnicos e estruturais.
Tipos de Negócios: Produção industrial
O empreendedor também pode investir em empresas que produzem para outras, focando apenas na linhagem industrial e fornecendo matéria-prima. Além disso, pode combinar a produção industrial com a venda de produtos, negociando seus bens próprios em lojas físicas ou pela internet, por exemplo.
Dicas que todo empreendedor deve conhecer
Antes de investir em qualquer tipo de serviço, é preciso que você confira uma série de dicas válidas para qualquer negócio. Confira!
Analise os riscos
Vamos lá, a crise econômica está aí e antes de entrarmos no mundo do empreendedorismo é necessário avaliar quais os riscos que você pode e está disposto a correr. Enta os prós e contras e mantenha os pés no chão. É importante lembrarmos que antes de investir no capital é preciso identificar quais são as suas habilidade e o seu perfil comportamental quanto empreendedor.
Faça as seguintes perguntas a si mesmo:
- Minha ideia é realmente viável e rentável?
- Qual minha disponibilidade em correr riscos (isso inclui o seu financeiro)?
- Sou um bom tomador de decisões ou penso melhor com a ajuda de alguém?
Esses questionamentos fazem toda a diferença no entendimento e no alinhamento entre expectativa e realidade.
Avalie o mercado
Lembre-se de que, para tornar-se empresário, é necessário ter o mínimo de conhecimento no setor e principalmente no ramo escolhido para sua atuação e investimento. Estude bastante e se necessário busque ajuda neste início.
Conheça o capital necessário
Para saber qual será esse investimento, é preciso avaliar o quanto é preciso para montar o seu negócio, além disso, não se esqueça do capital de giro e das verbas extras que serão utilizadas por exemplo no marketing do seu empreendimento.
Tenha um plano de negócio
Um bom plano de negócios pode desenhar as limitações e os objetivos da sua empresa. Neste momento a ajuda de um profissional pode dar as diretrizes certas e aumentar as chances desse planejamento obter eficácia. Este planejamento deve conter uma pesquisa de investimentos, público-alvo, localização, descrição de cada serviço, análise da concorrência e as estratégias alinhadas ao perfil de seus clientes.
Identifique pontos de destaque do seu negócio
Desde o começo é importante identificar a possibilidade de sucesso ou fracasso de sua empresa, afinal não vale a pena criar mais um negócio igual a tantos outros. Ideias inovadoras estão mais próximas da lucratividade.
Quer mais conteúdos como esse?
Então continue pelo nosso blog!
Tudo o que você precisa saber sobre o ERP
Como saber se uma ideia é viável
O resultado que a sua empresa precisa!
Conheça os serviços da DHoffmann Consultoria e invista no crescimento dos negócios.