Planejamento de Negóciosoutubro 14, 2019
Como criar um plano de negócios eficaz?
Um plano de negócios e a explicação e a descrição completa das ideias fundamentadoras de uma empresa. É por meio dele que o empreendedor vai atrás de financiamento e de autorização para começar a operar os seus negócios. Portanto, pela relevância do documento, é necessário que o gestor o faça com toda a atenção devida. Pensando nisso, nós separamos algumas dicas. Confira!
Entender a viabilidade do negócio
O primeiro passo é entender a viabilidade da ideia. Entenda que pensar um monte de projetos todos os dias é normal, porém, nem todos eles são aplicáveis à realidade. Dessa maneira, é fundamental realizar o questionamento: “será que é possível?. É claro que essa pergunta não deve ser desencorajadora, mas sim uma provocação aos próprios pensamentos, extraindo com segurança a tangibilidade deles.
Pesquisar sobre o assunto
A partir do momento em que você decide que a ideia é viável, é o momento de pesquisar tudo sobre a área e se tornar um verdadeiro expert no assunto. Isso é fundamental, pois, no meio do caminho você pode encontrar uma série de fatores que mudam o seu pensamento – ou até mesmo inviabilizam a ideia original, pedindo várias mudanças no projeto.
Lapidar a ideia
Com as pesquisas, a sua ideia começa a ser lapidada, tal qual um diamante. Dificilmente o projeto final será o mesmo do inicial, visto que a sua evolução passa por uma série de questionamentos e dificuldades. Então, com uma ideia mais madura, você consegue dar início à criação de um plano de negócios realmente eficaz.
Entender o plano de negócios
Produzir um bom plano de negócios não significa apenas botar a ideia no papel e criar um discurso bonito. Na verdade, é preciso adequar-se ao próprio formato desse tipo de texto. Um planejamento eficaz precisa conter uma série de pontos fundamentais, como a descrição completa da empresa, a atividade principal, o tipo de público e o mecanismo para o funcionamento. Pense que qualquer investidor que ler o seu projeto precisa entende-lo de maneira clara e simples.
Contar com uma assessoria jurídica
Você não quer que o seu plano de negócios – bem escrito e passado a limpo – inflija a lei de alguma maneira, não é mesmo? Durante a produção do projeto, algumas questões podem passar sem devida atenção, como o uso da propriedade intelectual. Nesse sentido, o apoio de um assessor jurídico é essencial, pois o profissional pode dar respaldo legal às ações planejadas para a futura empresa.
Testar o plano de negócios
Após finalizar as primeiras versões do plano de negócios, é preciso realizar testes. É nesse momento que o empreendedor apresenta o documento aos investidores. Uma assessoria empresarial especializada pode ser fundamental nesse processo, visto que os profissionais contam com uma expertise maior de análise para verificar a qualidade e a relevância do projeto.